NARD

RELATÓRIO FINAL




ESCORE DE QUALIDADE DE VIDA
Nota 1 – sem problema ou problema leve
Nota 2 – problema moderado
Nota 3 – problema grave
Sono:
Estresse:
Irritação
Tédio:
Socialização:
Dor e Desconforto:
Imunidade:
Disposição:
SEU RESULTADO | ESCORE (Soma de todas as notas)
0 |





RAZÃO RECUPERAÇÃO ESFORÇO (RRE)
PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE RECUPERAÇÃO (PSR):
PERCEPÇÃO SUBJETIVO DE ESFORÇO (PSE):
SEU RESULTADO
nan | medio





RENDIMENTO E LESÕES
QUEDA DE RENDIMENTO:
RELATO:
DOR OU LESÕES:
RELATO:





RESULTADO FINAL | (Escore de Qualidade de Vida e Razão Recuperação Esforço)
Alteração (ESCORE)
SEU RESULTADO: 0 Moderado
Moderado
9 – 16
Peso 1
Grave
17 – 24
Peso 2
Razão Recuperação / Esforço (RRE)
SEU RESULTADO: NAN Moderado
Moderado
0,7 – 1,5
Peso 1
Grave
0,1 – 0,6
Peso 2

RISCO FINAL | (Queda de Rendimento e Aumento de Lesões)
Peso Escore + Peso RRE = 2 Moderado
Risco Moderado
2
Recovery em até 24 horas
Treino Regenerativo
Risco Grave
3
Recovery Imediato
Não Treinar
Risco Grave +
4
Recovery Imediato
Não Treinar

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Para o RISCO FINAL MODERADO considerar que os itens são MUITO RECOMENDÁVEIS (+) e para o RISCO FINAL GRAVE / GRAVE + considerar que os itens são TOTALMENTE RECOMENDÁVEIS. As respectivas recomendações são dispostas aqui de modo geral, ou seja, para que se defina a indicação de uma, mais de uma ou todas as recomendações é primordial a consulta com a(s) respectiva(s) autoridade(s) técnica(s) contidas no universo multiprofissional e multimodal de atuação.

Risco / Ações
Moderado
Grave
Indutores de Sono e Sono Polifásico
+
++
Ingestão de Carboidratos
+
++
Ajuste de Hidratação (Kg)
+
++
Gestão Humana e da Rotina
+
++
Recovery Físico / Fisiológico
+
++
Controle da Dor
+
++
Intervenções Possíveis
Atuação Multiprofissional
Indutores de Sono e Sono Polifásico (2 a 4 períodos de sono de 20 a 40 minutos ao longo do dia para suprir uma noite com sono não reparador com qualidade / quantidade ruins).
Recomendável a consulta médica para analisar a possibilidade de indutores de sono (melatonina / outros) ou a revisão de dosagem. Recomendável a utilização do sono polifásico em momentos em que a sonolência ocorrer (se possível) ou em outros momentos disponíveis.
Ingestão de Carboidratos (4 a 6 gramas por quilo de peso corporal por dia e 1 grama por quilo de peso 1 hora antes do treino ou competição para melhorar o rendimento diante de uma maior sensação de fadiga).
Recomendável a consulta nutricional para analisar o aumento contextual da ingestão de carboidratos.
Ajuste de Hidratação (8 a 10 litros de água por dia para o atleta de alto rendimento, entretanto podemos considerar 35 ml de água por quilo corporal e/ou 1 litro de água para cada 1000 cal gastas para ajudar na redução de dores e sensação de fadiga).
Recomendável a consulta nutricional para analisar a ingestão adequada de água por quilo de peso corporal e o gasto calórico diário previsto.
Gestão Humana e da Rotina (sessões de psicanálise ou psicoterapia periódicas para sanitização cognitivo-comportamental / relacional ou sessões de meditação / ioga. Em caso de treinamento, considerar a redução da carga externa em uma zona de treinamento que fique entre 60 – 75% da frequência cardíaca máxima (homens 220 – idade / mulheres 226 – idade). Proposição de quebra da rotina e mudança para ambiente aprazível de treino com foco regenerativo. Favorecer a preferência / prazer do atleta com estímulo / recompensa e discurso positivo / otimista).
Recomendável a consulta psicológica (uso de psicoativos) para analisar as variações de socialização (expressividade, comportamento e comunicação) e insalubridade laboral. Recomendável a consulta com o fisiologista / preparador físico para considerar adaptação da carga e da rotina.
Recovery Físico / Fisiológico (até 3 sessões semanais de recovery com o objetivo de melhorar a circulação local e ajustar o metabolismo muscular).
Recomendável a consulta fisioterapêutica para analisar o cenário de fadiga e considerar as melhores e mais adequadas modalidades de recuperação física-fisiológica dentro de uma estratégia assertiva.
Controle da Dor - Dor Muscular de Início Tardio e Dores Miofasciais (indicação farmacológica especifica e / ou 2 sessões diárias de intervenção fisioterapêutica na dor por 2 dias com estímulo incremental específico para a função prejudicada pela dor.
Recomendável a consulta médica / fisioterapêutica para analisar a possibilidade do uso de analgésico / relaxantes musculares e / ou modalidades de indução biofísica para hipoalgesia e analgesia.